Dezoito equipes disputam o título, em sistema de pontos corridos, com turno e returno. O atual campeão é o Bayer Leverkusen, que se consagrou invicto com cinco rodadas de antecipação e quebrou a hegemonia de 11 títulos seguidos do Bayern de Munique.
Além de ser transmitido na TV Cultura, o duelo entre St. Pauli e Heidenheim também será exibido no app gratuito Cultura Play.
Congratulations to @Holstein_Kiel's Timo Becker who has been presented with his Milka #BundesligaFPOTS award for his sportsmanship against @SVWW_official! 🏆👏 pic.twitter.com/bPOvfDuheO
— Bundesliga English (@Bundesliga_EN) July 26, 2024
O St. Pauli conseguiu acesso à Bundesliga após 13 anos na segunda divisão do futebol alemão, quando foi rebaixado em 2011. O clube de um bairro popular de Hamburgo vai acompanhar o Holstein Kiel, que também subiu.
O time retorna para disputar o campeonato pela nona vez, destacando-se não apenas pelo futebol, mas por sua forte identidade progressista e anticapitalista. Desde os anos 1980, o clube, que baniu nazistas de sua torcida, tornou-se um símbolo de resistência, lutando contra racismo, machismo e LGBTfobia. Com um histórico de pioneirismo em questões sociais e políticas, o St. Pauli é também um ícone de luta e identidade.
Já o Heidenheim terminou a temporada passada na oitava posição entre 18 clubes. A equipe conquistou 42 pontos com 10 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Ainda marcou 50 gols e sofreu 55, saldo negativo de cinco.