Wendel vai vingar no Santos? Jornalista português cita características e explica saída do Porto - Gazeta Esportiva
Wendel vai vingar no Santos? Jornalista português cita características e explica saída do Porto

Wendel vai vingar no Santos? Jornalista português cita características e explica saída do Porto

Gazeta Esportiva

Por Rodrigo Matuck

13/08/2024 às 06:00

São Paulo, SP

O Santos está próximo de contratar Wendel Silva. O atacante pertence ao Porto e deve assinar com o clube paulista por empréstimo, com opção de compra. Mas quem é o possível novo reforço do Alvinegro Praiano?

A Gazeta Esportiva conversou com José Miguel Machado, jornalista da Record TV, de Portugal, que acompanha o dia a dia do Porto. Na visão do português, Wendel pode ser um bom reforço para a equipe paulista.

“É um atacante com qualidade, que se destacou na equipe B do Porto. Ele chegou a ter duas oportunidades no time de cima, jogos em competições menos importantes, mas, mesmo assim, foi chamado e chegou a fazer vários treinos com a equipe principal também", disse.



Revelado pelo Flamengo, Wendel chegou ao Porto na temporada 2022/23. Ao todo, foram 62 compromissos pelo time B, com 26 bolas na rede e 13 assistências. No elenco principal, ele tem apenas duas partidas e nenhuma bola na rede.

"Haviam algumas expectativas sobre ele. Na Segunda Liga, ele não se destacou tanto no início. Ele era um bom jogador, era um atacante um pouco mais móvel e não se destacou tanto pela finalização. Mas, na última temporada, ele acabou sendo o goleador do Porto B, com 18 gols em 30 jogos. Ele demonstrou uma capacidade acima da média para finalizar e de várias formas", analisou José.

"É um atacante móvel, pode jogar como ponta, em algumas das alas, mais sozinho na frente ou nas costas de um avançado mais fixo", declarou.

O jornalista ainda justificou porque o brasileiro não conseguiu se firmar na Europa e revelou que ele chegou a ter algumas propostas de equipes da primeira divisão portuguesa recentemente, mas nada agradou.

"Apesar da qualidade apresentada na equipe B, faltou um pouco para jogar no time principal. A concorrência também era forte. E, com a mudança técnica, perdeu espaço. Ele também já não tem a idade para integrar a equipe B, que é mais direcionada para os jovens. Já estava precisando de uma aventura diferente", afirmou.

"Ele chegou a ter propostas de times da primeira divisão de Portugal, mas nada se concretizou. É um jogador que acredito que pode se fixar bem no Santos. Acredito que tenha qualidade para se impor. Acho difícil que venha a ser jogador do nível do Porto, mas acredito que no Santos possa deixar a sua marca. Vamos ver como ele se adapta, mas acredito que ele possa acrescentar ao Santos”, finalizou.




A trajetória de Wendel
O atacante tem 23 anos, 1,77m de altura e é destro. Ele se formou nas categorias de base do Flamengo. Em 2018, recebeu a sua primeira chance no profissional da equipe carioca. Foram duas aparições, ambas pelo Campeonato Carioca, sendo uma com titular e outra saindo do banco de reservas.

Na temporada seguinte, Wendel entrou em campo em mais três compromissos do Estadual, todos como reserva.

O auge do centroavante no Flamengo foi na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018. Na ocasião, ele foi o herói do time rubro-negro ao marcar o gol da vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, na final da competição, no Pacaembu.

Em meados de 2020, então, Wendel foi vendido ao Leixões, de Portugal. O brasileiro, contudo, não se firmou e logo foi emprestado ao SC Covilhã, do mesmo país. Em julho de 2021, retornou de empréstimo e, enfim, conseguiu ter uma sequência. Foram 31 partidas, seis gols e duas assistências.

Na temporada 2022/23, foi vendido ao Porto, mas para atuar no time B. Desde então, são 62 compromissos, com 26 bolas na rede e 13 assistências. No time principal, ele tem apenas duas partidas e nenhuma bola na rede.

Caso a negociação se concretize, Wendel brigará por posição com Julio Furch, atual titular de Fábio Carille, e Willian Bigode, que costuma entrar no segundo tempo. Recentemente, a diretoria santista emprestou Alfredo Morelos ao Atlético Nacional, da Colômbia.

Conteúdo Patrocinado