Tradicional time do futebol uruguaio, o Racing-URU será o primeiro adversário do Corinthians na Sul-Americana. Com isso, preparamos um raio-x com algumas informações da equipe, como sua história, momento na temporada, principais jogadores entre outras.
Reconstrução, títulos na segunda divisão e Sul-Americana
Fundado em 1919, o Racing Club de Montevidéu não está no mesmo patamar de times como Peñarol e Nacional, gigantes do futebol uruguaio, mas vem em ascensão nos últimos anos. A equipe voltou à elite nacional em 2023, após conquistar a segunda divisão em 2022. Desde então, o clube atravessa um momento de reconstrução.
Historicamente, o Racing-URU é figurinha carimbada nas duas divisões do futebol no Uruguai. A equipe é a terceira maior campeã da história da segunda divisão, com seis conquistas (1954/55, 1957/58, 1973/74, 1988/89, 2007/08 e 2022). Todavia, o clube ainda não faturou o título da elite nacional.
Em 2023, após retornar à primeira divisão, o Racing-URU ficou na 14ª colocação na primeira parte da competição, a chamada "Apertura". Posteriormente, na "Clausura", a equipe surpreendeu e terminou o campeonato na terceira colocação, o que rendeu a classificação à primeira rodada da Copa Sul-Americana, que antecede a fase de grupos.
O Racing-URU enfrentou e venceu o Cerro Largo, também do Uruguai, por 2 a 0, na primeira fase da Sul-Americana. A vitória colocou a equipe na fase de grupos e, após o sorteio, no Grupo F do torneio, junto de Corinthians, Argentinos Juniors-ARG e Nacional-PAR.
Irregularidade em 2024
Nesta temporada, o Racing-URU tem mostrado certa irregularidade. A equipe entrou em campo sete vezes, sendo três vitórias, um empate e três derrotas. No Campeonato Uruguaio, o time ocupa a oitava colocação, com sete pontos conquistados.
Mesmo irregular, o Racing-URU busca contra o Corinthians repetir o futebol apresentado no último jogo. O time voltou a vencer o Cerro Largo por 2 a 0, dessa vez pelo Campeonato Uruguaio, na última sexta-feira.
Ver esta publicação no Instagram
Artilheiro e principal jogador
Para o duelo diante do Corinthians, a equipe aposta no bom momento do atacante Tomás Verón Lupi, artilheiro e principal destaque do Racing-URU na temporada. O jogador, de 23 anos, veste a camisa 27 do clube uruguaio e anotou três gols e duas assistências nos primeiros sete jogos em 2024.
Verón chegou ao clube uruguaio em 2022, após passagem sem sucesso pelo Quilmes, da Argentina. Pelo Racing-URU, o atacante argentino possui dez gols e sete assistências em 70 partidas.