O técnico Diego Aguirre começou a partida com Soteldo no banco de reservas. O meia-atacante, que se recuperou de uma lesão, entrou no segundo tempo, mas não conseguiu evitar a derrota. Naquela altura, o time já perdia por 2 a 0, com gols de Rodrigo Varanda e Juninho. Para piorar, o venezuelano ainda acabou sendo expulso.
O resultado é pessimo para o Santos, que segue no Z4. A equipe alvinegra ocupa o 17º lugar na tabela de classificação, com 21 pontos, e viu o Bahia abrir distância de um ponto após o empate por 1 a 1 com o Vasco, na Fonte Nova.
Já o América engata sua segunda vitória consecutiva na Série A e, enfim, deixa a lanterna da competição. O Coelho ultrapassou o Coritiba e subiu para a 19ª posição, com 16 pontos ganhos.
O Brasileirão, agora, ficará parado por cerca de dez dias por conta da Data Fifa. Pressionado, o Santos irá em busca da reabilitação somente no dia 14 de setembro (quinta-feira), diante do Cruzeiro, na Vila Belmiro. O duelo está marcado para as 19h (de Brasília).
Do outro lado, o América-MG de Fabián Bustos visita o Cuiabá na rodada seguinte. O jogo ocorre no próximo dia 15 (sexta-feira), às 20h
Desligado, Santos sai atrás do placar
O início do primeiro tempo foi sonolento. As duas equipes só trocavam passes de um lado para outro, sem gerar nenhuma situação de perigo. Depois de 12 minutos, o América-MG chegou pela primeira vez em um cruzamento de Rodriguinho, que Mateus Henrique mandou para fora.
O Santos respondeu aos 18. Jean Lucas recebeu de Lucas Lima pela direita, cortou para o meio e chutou de perna esquerda, no cantinho, mas Cavichioli fez grande defesa.
Aos poucos, a partida ia ganhando mais dinâmica. Após um vacilo de Alex, aos 28 minutos, Varanda trocou passes com Felipe Azevedo e recebeu lançamento nas costas da marcação, de frente para o gol. Livre, ele apenas tocou na saída de João Paulo para abrir o placar.
O Coelho teve mais uma boa chance por meio dos pés de Felipe Azevedo, aos 43. Varanda encontrou o atacante dentro da área e o deixou frente a frente com João Paulo. Ele finalizou colocado, mas o goleiro defendeu e mandou para escanteio.
Nas cordas, o Santos quase empatou aos 47 minutos. Após o zagueiro afastar mal, Lucas Lima pegou o rebote de primeira e chutou no contrapé de Cavichioli, que ainda conseguiu resvalar na trave. Dois minutos depois, Mendoza arrancou pela direita e, mesmo com pouco ângulo, acertou a trave, depois de um desvio.
Na cobrança de escanteio, Marcos Leonardo perdeu uma oportunidade incrível. O atacante aproveitou um desvio e mergulhou de cabeça na pequena área, mas mandou para fora.
Santos desaba e vê Soteldo ser expulso no fim
E não demorou muito para o América-MG ampliar a vantagem após a volta do intervalo. Com nove minutos no relógio, Mateus Henrique cruzou na cabeça de Juninho, que cabeceou para o fundo das redes. O Santos tentou descontar aos 11, em chute de longe de Jean Lucas que explodiu a trave.
Aos 25, Danilo Avelar recebeu com liberdade e arriscou de fora da área, nas mãos de João Paulo. Na sequência, Soteldo tocou para Julio Furch dentro da área, que tentou chutar por cima de Cavichioli, mas o goleiro dividiu e fez a defesa.
O Coelho ainda teve mais uma chance perigosa aos 31 minutos. Juninho tocou para Rodriguinho, que emendou uma pancada de fora da área, acertando a trave.
Já derrotado, o Santos ainda viu Soteldo ser expulso nos acréscimos. O venezuelano foi punido com cartão amarelo por matar um contra-ataque, e após reclamar de forma acintosa com o árbitro, recebeu o vermelho. É desfalque para Aguirre na próxima rodada.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 X 0 SANTOS
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 03 de setembro de 2023, domingo
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Tomás Rincón, Mendoza e Jean Lucas (Santos); Javier Méndez (América-MG).
Cartões vermelhos: Soteldo (Santos)
GOLS: Rodrigo Varanda (América-MG), aos 28' do 1T; Juninho (América-MG), aos 9' do 2T.
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Júlio), Iago Maidana, Ricardo Silva e Danilo Avelar; Rodriguinho, Juninho, Breno (Cazares) e Martínez; Felipe Azevedo (Javier Méndez) e Rodrigo Varanda (Renato Kayzer).
Técnico: Fabián Bustos
SANTOS: João Paulo; Joaquim (Soteldo), João Basso, Alex Nascimento e Dodô; Rodrigo Fernández (Júnior Caiçara), Tomás Rincón, Lucas Lima (Julio Furch) e Jean Lucas; Mendoza (Weslley Patati) e Marcos Leonardo.
Técnico: Diego Aguirre