Os cariocas contaram com o apoio do americano John Textor. O dono da SAF alvinegra foi para a Argentina após a apresentação do técnico Bruno Lage e acompanhou a partida na arquibancada, junto com a torcida do Botafogo. Os visitantes chegaram a vitória na etapa final, com gols de Carlos Alberto e Janderson.
O Botafogo vai definir a ida para as oitavas da Sul-Americana, contra o Patronato, na próxima quarta-feira, no Nilton Santos. Os alvinegros podem perder por um gol de diferença que vão avançar na competição.
O jogo entre Patronato e Botafogo
O Botafogo começou a partida de forma mais organizada. No entanto, os alvinegros só conseguiram criar sua primeira chance aos 22 minutos, em cabeceio de Carlos Alberto pela linha de fundo.
Os cariocas sofriam pouco com o Patronato, mas tinham dificuldade em criar bons lances. Tanto que o Botafogo só voltou a levar perigo aos 38 minutos, quando Carlos Alberto finalizou mais uma vez para fora.
Somente nos minutos finais, o Patronato chegou com qualidade. Vázquez fez grande jogada e parou em defesa de Lucas Perri. Com isso, o confronto seguiu igual até o intervalo.
Brasileiros garantem resultado na etapa final
No segundo tempo, o Botafogo voltou com mais intensidade e abriu o placar aos seis minutos. Carlos Alberto aproveitou lançamento e finalizou na saída de Butiño.
O Patronato foi obrigado a avançar em busca do empate. Os argentinos assustaram em cabeceio de Ghirardello. Só que a resposta do Botafogo veio em grande estilo aos 19 minutos. Di Plácido cruzou para Janderson cabecear para a rede.
O revés foi sentido pelos donos da casa. Tanto que o Botafogo quase chegou ao terceiro, com Junior Santos. Desta vez, Butiño salvou o Patronato. Os argentinos chegaram a colocar a bola na rede, mas o lance foi anulado por impedimento de Esquivel.
O lance desanimou de vez o Patronato. Com isso, o Botafogo conseguiu administrar com tranquilidade o resultado nos minutos finais para sair de campo com boa vitória da Argentina.
FICHA TÉCNICA
PATRONATO-ARG 0 X 2 BOTAFOGO
Local: Estádio Presbítero Bartolomé Grella, em Paraná (Argentina)
Data: 12 de julho de 2023 (Quarta-feira)
Horário: 19h(de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Assistentes: José Antelo (Bolívia) e Eswar Saavredra (Bolívia)
VAR: Andres Cunha (Uruguai)
Cartões amarelos: Ojeda, Vázquez, Domingo e Chamorro (Patronato); Diego Hernández (Botafogo)
GOLS
BOTAFOGO: Carlos Alberto, aos 6min do segundo tempo; Janderson, aos 19min do segundo tempo
PATRONATO: Budiño, Lautaro Geminiani, Sergio Ojeda, Domingo e Ghirardello; Fabio Vázquez, Barinaga (Sosa), Novero e Juan Esquivel; Arce (Pereyra) e Chamorro (Russo)
Técnico: Rodolfo De Paoli
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Placido (JP Galvão), Víctor Cuesta (Luis Segovia), Philipe Sampaio e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Breno e Eduardo (Gustavo Sauer); Junior Santos, Carlos Alberto (Diego Hernández) e Janderson
Técnico: Cláudio Caçapa