O técnico Odair Hellmann começou o embate com: João Paulo; João Lucas, Maicon, Bauermann e Lucas Pires; Zanocelo, Dodi e Soteldo; Ângelo, Marcos Leonardo e Mendoza.
Renato Peixe, por sua vez, montou o EC São Bernardo com: David Becker; Vinícius, Raphael, Alexandre e Willian; Alê, Willian e Felipe Souza e Ronaldo; Xandinho e Barcos.
Como foi o jogo-treino?
O Alvinegro Praiano abriu o placar logo aos oito minutos. Ângelo recebeu ótimo passe de João Lucas na ponta direita e cruzou para Mendoza, que desviou de cabeça para o meio. Marcos Leonardo, de costas para o gol, deu uma linda puxeta para marcar.
O Santos quase levou o empate aos 20. Lucas Pires perdeu a bola na lateral esquerda e permitiu que Ronaldo invadisse a área. Ele cruzou na medida para Xandinho na entrada da área. Livre, ele tentou o chute, mas parou em Bauermann. O lado esquerdo voltou a dar um susto na sequência. A equipe de Odair deu espaço e permitiu que Ronaldo cruzasse com facilidade. A bola chegou na medida para Barcos, que furou.
Já no lance seguinte, agora na direita do setor defensivo do Peixe, Willian fez bom cruzamento para o atacante. Desta vez, ele desviou para fora. O time de São Bernardo ainda teve mais uma chance no primeiro tempo. A defesa santista afastou mal um cruzamento e deu espaço para Felipe Souza soltar uma pancada que tirou tinta da trave. O lance se repetiu instantes depois. Atento, João Paulo fez linda defesa. No escanteio, Maicon não subiu e viu o rival testar pelo lado.
O Santos, por sua vez, teve mais duas oportunidades de balançar as redes no primeiro tempo. Em rápido contra-ataque, Ângelo tocou para Marcos Leonardo, que deu ótimo lançamento para Soteldo. O venezuelano invadiu a área, tentou o drible, mas foi derrubado, gerando pênalti. Na cobrança, o camisa 10 parou no goleiro David Becker.
Soteldo perdeu pênalti. Mas detalhe para a boa jogada que originou o pênalti. Rápido contra ataque. Ângelo tocou para ML, que deu belo lançamento pra Soteldo. Venezuelano invadiu a área, deu bom drible e foi derrubado pelo rival. pic.twitter.com/lJUVxbCybt
— Rodrigo Matuck (@Romatuck) January 8, 2023
Já na reta final. Zanocelo pegou a sobra na entrada da área, limpou a marcação e soltou uma pancadas para a defesa do arqueiro.
Segunda etapa
No segundo tempo, Odair Hellmann mudou todos os 11 atletas. Ele escalou: Vladimir; Vinicius Balieiro, Messias, Luiz Felipe e Nathan; Sandry, Carabajal e Camacho; Lucas Braga, Rwan Seco e Pirani (Lucas Barbosa).
Na etapa final, o jogo ficou bem mais cadenciado. Com dez minutos, Carabajal deu belo lançamento para Rwan Seco, que tentou ajeitar o corpo para bater de direita, mas foi travado pela marcação na hora certa. Aos 23, Lucas Braga fez boa jogada pela direita e acionou Pirani na meia-lua. O Menino da Vila tentou o chute, mas mandou por cima.
Já aos 45 minutos, Sandry roubou a bola no meio de campo, partiu para o ataque e tocou para Lucas Barbosa. O ponta acionou Rwan Seco na área, que só teve o trabalho de completar para o fundo da rede.
Agora, com o fim do amistoso, o Peixe retorna para o CT Rei Pelé. A delegação viajou para Atibaia na noite de terça-feira e retorna ao litoral paulista na tarde de domingo. Ao longo destes dias, Odair Hellmann buscou se entrosar de vez com o grupo e ter um controle maior sobre a rotina dos atletas antes da temporada começar.
Ao todo, o Peixe terá um mês de pré-temporada. O clube estreia no Campeonato Paulista no dia 14 de janeiro, contra o Mirassol, na Vila Belmiro, às 20h30 (de Brasília).
Baixas
O Santos não contou com alguns jogadores no jogo-treino. O goleiro John sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na última sexta-feira e não atuou.
Miguelito fez um trabalho individualizado em outro campo. O meia boliviano está em transição após sofrer um pequeno trauma no joelho esquerdo.
Rodrigo Fernández também não participou da atividade. O volante está fazendo um trabalho especial após encerrar a última temporada com dores. O uruguaio está em fase transição.
Felipe Jonatan e Alex seguem trabalhando internamente. O lateral-esquerdo se recupera de uma lombalgia e o zagueiro de um edema na coxa esquerda. Já o atacante Raniel não participou do amistoso por opção técnica.