Ex-jogadores, Abel e Ceni protagonizam duelo de técnicos jovens e promissores
Por Redação
São Paulo, SPComo lateral direito, Abel viveu seu auge pelo tradicional Sporting e chegou a ser convocado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari para defender a seleção portuguesa. Como técnico, ele treinou o Braga e acabou contratado pelo grego PAOK antes de acertar com o Palmeiras.
Ainda em início de carreira, então com 41 anos de idade, Abel Ferreira chegou ao Palmeiras como uma incógnita e sem títulos. Embalado pelos resultados do time em campo, ele superou a desconfiança inicial para rapidamente conquistar elenco e torcida.
Desde a chegada de Abel Ferreira, o Palmeiras acumula um retrospecto de 21 vitórias, 12 empates e oito derrotas. Sob o comando do treinador português, o time alviverde quebrou um jejum de mais de 20 anos na Libertadores e ganhou também a Copa do Brasil.
Rogério Ceni, por sua vez, marcou época como goleiro do São Paulo e ganhou o pentacampeonato pela Seleção Brasileira. Ele treinou o time tricolor e, após a segunda passagem de sucesso pelo comando Fortaleza, foi contratado para assumir o Flamengo.
Visto como promissor pelos resultados alcançados no Fortaleza, Ceni também precisou superar certa desconfiança ao assumir o estrelado elenco do Flamengo. O ex-goleiro de 48 anos de idade enfrentou críticas e teve atritos com o atacante Gabigol, principal nome do elenco.
Na reta final do Campeonato Brasileiro, no entanto, Ceni conseguiu superar a concorrência do Internacional para conduzir o Flamengo ao bicampeonato. Na gestão do ex-goleiro, o time rubro-negro acumula um retrospecto de 17 vitórias, seis empates e sete derrotas.
Coincidentemente, Abel Ferreira e Rogério Ceni duelaram justamente no Estádio Mané Garrincha, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, vencida pelo Flamengo por 2 a 0. No mesmo local, agora com um título nacional em jogo, os dois treinadores se reencontrarão.