O tento saiu em um tradicional clássico de São Paulo, entre o time alvinegro e a Portuguesa. A partida era válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, atual Campeonato Brasileiro, e terminou com o triunfo do time da Baxada Santista, por 2 a 0.
Além de abrir o marcador, Coutinho também foi o responsável pelo segundo gol do jogo, que foi disputado no estádio do Pacaembu.
Ao todo, ao longo de mais de uma década defendendo a camisa do Santos, o craque anotou 370 gols, se tornando o terceiro maior artilheiro da história do clube, apenas atrás de Pelé (1091) e Pepe (403).
Falecido em março de 2019 aos 75 anos, Coutinho foi bicampeão mundial e da Libertadores, seis vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão paulista e quatro vezes vencedor do Torneio Rio-São Paulo.
Confira a ficha técnica daquela partida histórica:
Santos 2 x 0 Portuguesa
Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Local: Pacaembu, em São Paulo;
Data: 21 de abril de 1959;
Público: 8.600;
Renda: Cr$ 362.870,00.
Árbitro: Casimiro Gomes.
Santos: Laércio; Feijó, Hélvio (Getúlio) e Dalmo; Ramiro e Zito (Urubatão); Dorval, Álvaro (Jair Rosa Pinto), Coutinho, Pelé e Pepe.
Técnico: Lula.
Portuguesa: Carlos Alberto; Mário Ferreira, Djalma Santos (Vilela) e Valter; Hermino e Odorico; Ocimar, Didi (Melão), Orlando, Zé Carlos e Raul Klein.
Técnico: Oto Vieira.