O paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), morreu na noite desta quarta-feira. Por meio de seu perfil oficial no Twitter, a entidade que rege o futebol no continente confirmou a informação.
“A Conmebol informa o falecimento de Nicolás Leoz Almirón, ex-presidente da Confederação entre 1986 e 2013”, diz o perfil da entidade. Ele tinha 90 anos de idade e, de acordo com o jornal ABC Color, morreu por complicações cardíacas, no Paraguai.
Dono do cargo máximo no futebol sul-americano durante 27 anos, Nicolás Leoz era um dos cartolas mais poderosos e influentes. No entanto, o paraguaio teve sua longa trajetória arranhada pelo envolvimento no escândalo mundial de corrupção ligada ao futebol e foi condenado a cumprir prisão domiciliar.
La CONMEBOL informa el fallecimiento de Nicolás Leoz Almirón, ex presidente de la Confederación entre 1986 y 2013.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) August 29, 2019
O corpo de Nicolás Leoz será velado nesta quinta-feira, em Assunção. Ele iniciou a carreira como dirigente no Libertad, cujo estádio leva seu nome. Na sequência, presidiu a Liga Paraguaia de Futebol para, posteriormente, assumir a Conmebol.