Jesus entra em lista dos 100 melhores jogadores do mundo do 'Guardian'
Por Redação
São Paulo, SPO atacante Gabriel Jesus foi citado pelo conceituado jornal The Guardian como um dos 100 melhores jogadores do mundo em 2016. A publicação britânica colocou o atleta de 19 anos na 64ª posição, à frente de nomes de destaque no futebol europeu.
O ex-jogador do Palmeiras está melhor ranqueado do que o italiano Francesco Totti, da Roma, o holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique, e os brasileiros Daniel Alves, da Juventus, e Roberto Firmino, do Liverpool. Ele ficou só uma posição atrás de Douglas Costa, do Bayern.
O Guardian lembra que Gabriel Jesus foi eleito o craque do Campeonato Brasileiro por ter marcado 12 gols pelo Palmeiras. O jornal diz que o atacante poderá se tornar "a próxima grande estrela" do futebol brasileiro e recorda que o jogador defenderá o Manchester City a partir de janeiro. Ele foi vendido aos ingleses por R$ 121 milhões, em agosto.
Segundo o Guardian, as principais características de Gabriel Jesus são "um alcance notável para finalizações" e um "nível de velocidade" capaz de desmontar eficientes defesas. O jornal ainda destaca o gol por cobertura que ele fez na vitória da Seleção Brasileira sobre a Venezuela, por 2 a 0, no dia 11 de outubro.
Outra estrela em ascensão que foi lembrada pelo jornal é o colombiano Miguel Borja, do Atlético Nacional-COL. Ele ocupa a 83ª posição na lista elaborada pela publicação.
A lista do Guardian é elaborada por ex-jogadores, técnicos e jornalistas. Entre os jurados estão Faustino Asprilla, colombiano que jogou pelo Palmeiras em 1999 e 2000, e os ídolos argentinos Hernán Crespo e Javier Zanetti.
Os primeiros colocados da lista ainda são desconhecidos. O Guardian tem divulgado aos poucos os jogadores que ocupam as melhores posições no ranking. Em 2015, o jornal elegeu Lionel Messi (Barcelona) como o melhor atleta do mundo, seguido por Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Neymar (Barcelona).