Estatuto prevê estrela vermelha acima do símbolo por Copa Rio 1951
Por Bruno Ceccon
São Paulo, SPO título da Copa Rio, conquistado há exatos 65 anos, consta no Estatuto da Sociedade Esportiva Palmeiras. Para lembrar o feito histórico, o documento prevê a colocação de uma estrela vermelha acima do símbolo do clube, medida que não é cumprida.
O estatuto do Palmeiras está disponível para consulta no site oficial. O título de 1951 é citado no Capítulo X, que versa sobre os símbolos e uniformes. O artigo 139 estabelece os parâmetros para a confecção da bandeira e prevê a colocação de “uma estrela na cor vermelha, alusiva à conquista da Copa Rio” acima do símbolo.
Abaixo da estrela vermelha, de forma geométrica e proporcional, o estatuto prevê a colocação “de estrelas na cor branca, tantas, quantos forem os títulos nacionais conquistados”. Já o artigo 141 do documento determina que o brasão do clube siga os parâmetros do artigo 139.
Algumas normas do estatuto, na prática, não são cumpridas pela centenária agremiação. O manual de identidade visual do próprio Palmeiras, por exemplo, também disponível na Internet, não faz menção às estrelas acima do símbolo previstas no estatuto ao abordar os parâmetros para confecção da bandeira oficial.
Uma das primeiras homenagens recebidas pelo Palmeiras pela conquista da Copa Rio foi prestada no dia 1º de agosto de 1951. No primeiro jogo após bater a Juventus de Turim na decisão do torneio internacional, o time alviverde coincidentemente enfrentou o Juventus da Mooca.
No gramado do Estádio do Pacaembu, momentos antes do início da partida válida pelo Campeonato Paulista, os ganhadores da Copa Rio receberam faixas de campeões oferecidas pelo Clube Atlético Juventus, mais uma agremiação fundada pela colônia italiana em São Paulo.
Com gols de Ponce de León (2) e Rodrigues, o Palmeiras ganhou por 3 a 0. “Certamente, o público bandeirante não poderia deixar de acorrer em massa ao Pacaembu a fim de ver a primeira exibição do campeão mundial interclubes em nossa capital após tão magnífica conquista”, noticiou o jornal A Gazeta Esportiva no dia seguinte.
Neste domingo, o adversário do Palmeiras é o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Para lembrar o histórico título de 1951, os jogadores usarão um uniforme com uma bandeira do Brasil acima do escudo, a exemplo do que fizeram os atletas na final diante da Juventus.