Com o resultado os espanhóis foram aos seis pontos e assumiram a segunda colocação do Grupo A, atrás da Escócia, que tem 100% de aproveitamento. O time do técnico Luis de la Fuente tem um jogo a menos em relação aos escoceses. Os georgianos, no entanto, estacionaram com quatro pontos, mas perderam duas posições na chave e são os quartos.
Na próxima rodada do torneio qualificatório, a seleção espanhola recebe o Chipre na próxima terça-feira, no Estádio Nacional de Granada, às 15:45 (de Brasília), pela sexta rodada. Já a Geórgia pega a Noruega, no mesmo dia.
Morata faz hat-trick e Yamal faz história duas vezes pela Espanha
Como esperado, a Espanha começou mais com a bola, sendo responsável pelas principais ações ofensivas do primeiro tempo, tanto que reclamou de pênalti - não marcado após revisão do VAR - na primeira investida. A Geórgia, por sua vez, apostou no contra-ataque principalmente saindo dos pés do astro Kvaratskhelia, que atua no Napoli.
Os espanhóis tomaram a frente no placar aos 21 minutos com Álvaro Morata, que cabeceou para o fundo das redes após levantamento certeiro de Marco Asensio. Poucos minutos depois, a vantagem foi ampliada com gol contra de Kvirkvelia: o zagueiro colocou a bola contra o próprio patrimônio ao tentar tirar um cruzamento de Fabián Ruiz. Dani Olmo, aos 37, fez mais um e Morata matou o jogo logo no primeiro tempo, que terminou em 4 a 0.
Veja também:
Confira tudo sobre o mercado da bola
Já com alguns reservas em campo após encaminhar os três pontos, a Espanha viu a Geórgia ir para cima na segunda etapa e fazer seu primeiro gol com Chakvetadze. O meia recebeu na área, fez jogada individual e finalizou de bico, contando com uma falha do goleiro Unai Simón, que deixou a bola escapar para o fundo das redes. A equipe georgiana não teve tanto tempo para esboçar uma reação.
Aos 20 minutos, Álvaro Morata chegou ao seu hat-trick com boa finalização dentro da área. Dois minutos depois, a seleção espanhola ampliou ainda mais a goleada com Nico Williams após jogada individual, que também contou numa falha do goleiro. O sétimo e último gol do jogo foi bem especial: Lamine Yamal, atacante de 16 anos do Barcelona, anotou um golaço e se tornou o jogador mais novo da história a marcar um gol pela Espanha. O cria de La Masia, ao entrar em campo, já tinha assegurado o título de atleta mais jovem a estar em campo defendendo as cores espanholas.
👏🏻 ¡¡𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗔𝗕𝗨𝗘𝗡𝗔, OTRA VEZ Lamine Yamal!!
Tras este CHICHARRO, Lamine se convierte en el GOLEADOR más joven de la HISTORIA de la Selección.
𝗥𝗘𝗖𝗨𝗘𝗥𝗗𝗘𝗡: Tiene 16 años y 57 días
🇬🇪 🆚 🇪🇸 | 1-7 | 78’#VamosEspaña | #EURO2024 pic.twitter.com/GQAGGPAsFR
— Selección Española de Fútbol (@SEFutbol) September 8, 2023