O gol da vitória do Botafogo no tempo normal aconteceu no primeiro tempo, com Tiquinho Soares. Nos pênaltis, Bento foi o herói, defendendo as cobranças de Tiquinho Soares e Tchê Tchê. O Athletico converteu todas e fechou a disputa por 4 a 2.
Agora, a equipe treinada por Paulo Turra espera sorteio a ser realizado pela CBF, ainda sem data marcada, para conhecer o seu próximo adversário na Copa do Brasil.
Portanto, os clubes voltam a se enfrentar pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, o Athletico-PR recebe o Botafogo, às 18h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
O jogo entre Botafogo e Athletico-PR
O confronto iniciou equilibrado, com as duas equipes em busca do ataque. O Athletico teve a primeira boa chance, aos oito minutos. Canobbio cobrou falta com perigo, mas pela linha de fundo. A resposta do Botafogo veio em seguida. Eduardo aproveitou cruzamento e cabeceou em cima de Bento.
O lance animou os donos da casa, que passaram a dominar o jogo. Tanto que o Botafogo abriu o placar aos 16 minutos. Tiquinho Soares recebeu passe na área e finalizou sem chance para Bento.
Os cariocas seguiram com a postura ofensiva após o gol. No entanto, o Athletico soube segurar o ímpeto do adversário. Os visitantes buscavam aproveitar os espaços e quase empataram em jogada de Cuello.
Nos minutos finais, o duelo seguiu o mesmo. Com isso, o Botafogo manteve a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo, o Botafogo voltou buscando o segundo gol. Os alvinegros criaram boa chance aos nove minutos. Após boa troca de passes, a bola chegou em Júnior Santos, que chutou em cima de Bento. Depois, foi a vez de Victor Sá receber passe na área, mas finalizar pela linha de fundo. Victor Sá também parou e grande defesa do goleiro paranaense.
Os sustos fizeram o Athletico melhorar a marcação. Os paranaenses chegaram ao ataque em algumas oportunidades, mas pecaram na hora de finalizar. Já o Botafogo só foi assustar novamente aos 34 minutos, em cabeceio de Tiquinho Soares.
Na parte final, o Botafogo até buscou o gol, mas viu o Athletico recuar. Os paranaenses seguraram o resultado para levar o duelo para decisão dos pênaltis.
Nas penalidades, o goleiro Bento brilhou ao defender duas cobranças. Já o Athletico converteu todas as batidas para avançar na Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ 1 (2) X 0 (4) ATHLETICO-PR
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de maio de 2023 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Victor Cuesta e Hugo (Botafogo); Fernando, Erick e Pedro Henrique (Athletico)
GOL
BOTAFOGO: Tiquinho Soares, aos 16min do primeiro tempo
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Plácido, Víctor Cuesta, Adryelson e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo (Lucas Fernandes); Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá (Luís Henrique)
Técnico: Luís Castro
ATHLETICO-PR: Bento, Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura (Terans), Erick e Christian (Alex Santana); Canobbio (Vitor Bueno), Cuello (Thiago Andrade) e Vitor Roque
Técnico: Paulo Turra